BIANCA RANGEL
Universidade de São Paulo
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2015). Mestre em Fisiologia Geral (2018) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente é doutoranda em Fisiologia Geral pela mesma instituição (IB-USP), atuando na linha de pesquisa de Fisiologia Ecológica e Evolutiva no Laboratório de Metabolismo e Reprodução de Organismos Aquáticos em parceria com o programa Shark Research and Conservation da Universidade de Miami. Desenvolve projetos sobre o metabolismo energético, perfil hormonal e isotópico de elasmobrânquios, com ênfase na condição nutricional e relações tróficas de tubarões e aspectos neonatais e investimento materno de raias marinhas e de água doce. Está vinculada ao Projeto Temático (FAPESP) "Impactos das Mudanças Climáticas e Ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa". Sócia da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL) desde 2014 e atual Presidente da Comissão de Comunicação, para a gestão 2018-2020.
ANA RITA ONODERA
Universidade Federal do Maranhão
Ana Rita Onodera Palmeira Nunes possui mestrado em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Organismos Aquáticos do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolveu trabalhos nas áreas de: educação ambiental no Lago Paranoá (DF) e incidentes com tubarões nas praias metropolitanas do Recife (PE); monitoramento de desembarque pesqueiro da frota artesanal e conhecimento tradicional dos pescadores dos estados do Ceará e Pará; pesquisas sobre biologia reprodutiva de raias marinhas e estuarinas das costas nordeste e norte do Brasil.
MIRELLA COSTA
Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (Laboratório de Dinâmica Costeira). Possui mestrado em Oceanografia e graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Tecnologia da Gestão Ambiental pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Atua principalmente na área de Dinâmica Costeira em Ambientes Recifais, com ênfase na interação entre as condições forçantes (ondas, correntes e marés) e o transporte de sedimentos com estruturas recifais em Ilhas Oceânicas e ambientes costeiros. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco e coordena projetos voltados a conservação marinha com base em dados oceanográficos
LUCAS WERNER
Associação Tubarões da Costa - RN
Atual Presidente da Associação Tubarões da Costa - RN, tem como linha de pesquisa o comportamento, enriquecimento e monitoramento de elasmobrânquios em cativeiro. Pós graduando em Zoologia pela Faculdade Novo Horizonte (FNH) em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.
FLÁVIA PETEAN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Flávia é mestra em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Sistemática e Evolução na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve sua pesquisa sobre a evolução de um grupo de raias marinhas.
FLÁVIO LIMA
Projeto Cetáceos da Costa Branca - UERN
É biólogo e doutor em Psicobiologia (Comportamento Animal). É Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É fundador do Centro Golfinho Rotador-Fernando de Noronha e pesquisador do Projeto Golfinho Rotador desde 1990. É Coordenador Geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca - UERN. Docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN, Orienta estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) sobre ecologia comportamental, biodiversidade, avaliação de impactos ambientais sobre fauna marinha e desenvolvimento sustentável. É Coordenador Geral do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar PMP-BP (RN e CE), conduzindo estudos sobre monitoramento, avaliação e mitigação de impactos de atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás. Conduz projetos de análises de impactos de atividades de pesquisa sísmica sobre fauna marinha. Conduz programas de atendimento de fauna marinha contaminada (emergências ambientais). Executa ações de pesquisa, resgate e reabilitação de fauna marinha (golfinhos, baleias, peixe-boi, aves, tartarugas marinhas). Participa das oficinas de elaboração e é membro dos Grupos Assessoramento Técnico (GAT) dos Planos Nacionais para a Conservação de Cetáceos Marinhos e Peixe-boi marinhos (2011/2018).